A breve pausa de Binance nas retiradas de Ethereum deixa a comunidade perplexa

A Binance interrompeu as retiradas do ERC-20 sem oferecer uma explicação confiável, deixando as especulações sobre seus verdadeiros motivos correrem soltas.

Binance teve um soluço com suas retiradas de Ether ( ETH ) e todos os ativos ERC-20 na sexta-feira, com os usuários sendo incapazes de acessar qualquer um de seus ativos baseados em Ethereum por cerca de uma hora. A pausa veio abruptamente, quando a conta do Bitcoin Billionaire da bolsa notificou os usuários que a Binance havia “suspendido temporariamente as retiradas de tokens baseados em ETH e Ethereum para resolver um problema de congestionamento”.

Binance reafirmou que “os fundos são SAFU”, mas não forneceu mais detalhes

Cerca de uma hora depois, as retiradas foram aparentemente restauradas, mas a bolsa não tentou explicar o que os levou a interromper uma peça tão crítica de sua infraestrutura.

A motivação um tanto vaga de “problemas de congestionamento” parece ter indicado que as altas taxas de gás de Ethereum tiveram algo a ver com a pausa. A comunidade mostrou ceticismo com essa explicação, com Red, um moderador na comunidade Harvest Finance, estabelecendo uma conexão com a ascensão da Binance Smart Chain:

“O congestionamento na ETH não está pior hoje do que nas últimas semanas, portanto, o momento da parte da Binances pode ser considerado suspeito, pois eles tentam conquistar a atenção da rede BSC de Ethereum.”

De fato, os dados mostram que sexta-feira não foi de forma alguma excepcional em termos de congestionamento de blockchain.

Um painel do DuneAnalytics por Alex Kroeger mostra que os preços estavam em linha com os dois dias anteriores

De acordo com os dados do Etherscan , os preços médios do gás estão agora mais baixos do que no início de fevereiro, o que torna as declarações atuais da Binance ainda mais confusas. De qualquer forma, o congestionamento por si só não deve ser um grande problema para uma bolsa.

Essas circunstâncias atraíram suspeitas sobre os verdadeiros motivos de Binance, com o popular pseudônimo analista Hasu sugerindo que era uma „declaração de guerra ao Ethereum“. Embora o comentário tenha sido postado antes da retomada das retiradas, a comunidade em geral continua confusa sobre o que aconteceu exatamente.

Um defeito técnico pode ser uma explicação adequada. O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, observou que o cluster do Amazon Web Services que hospeda Binance e FTX estava inativo, o que criou problemas para as plataformas. Bankman-Fried estava respondendo a relatórios de ataques de negação de serviço, no entanto.

Um porta-voz da Binance contatado pela Cointelegraph não quis fornecer mais detalhes, embora eles tenham dito que era uma „questão mundana“.